top of page

FREI SIMÃO DORVI

O religioso italiano Giuseppe Dorvi, conhecido popularmente na cidade de Goiás como Frei Simão Dorvi, teve papel crucial na guarda e na preservação de grande parte do acervo da instituição. 


O eclesiástico nasceu em 1907 na cidade de Vernasca, na Itália, mudou-se para o Brasil em 1936, instalando-se no estado de São Paulo, na cidade de Santa Rita do Rio Pardo para uma missão.


Em 1938, na companhia de religiosos missionários, transferiu-se para Goiás, dedicando-se ao ensino da catequese. Após 1940, juntamente com o Bispo Dom Cândido Bento Maria Penso, ajudou a construir na cidade de Goiás, o Orfanato São José.

fsd.png

Fonte: Acervo Fundação Cultural Frei Simão Dorvi, s.d.

Após a morte do bispo Dom Cândido, em 1959, Frei Simão começou a reunir, recuperar e encadernar manuscritos, livros e documentos diversos da história de Goiás, os quais possibilitaram a criação, em 1970, da Fundação Educacional da Cidade de Goiás. 


Em 1979, devido a um evento religioso, o eclesiástico precisou retornar a seu país natal. Por diversos contratempos, o Frei não mais retornou à Cidade de Goiás, e faleceu na Itália, em 1996.


Em homenagem a esse homem que soube amar e cultivar as tradições vilaboenses, deixando um legado grandioso para a preservação da história e para a cultura em Goiás, a Fundação Educacional da Cidade de Goiás passou a se chamar Fundação Cultural Frei Simão Dorvi.

bottom of page